top of page

Saudade: sentimento inexplicável!!!

Olá, pessoal!!! Hoje resolvi falar um pouco sobre a saudade...é uma das palavras mais presentes nas poesias e músicas...e mais do que isso, um sentimento constante em nossas vidas...saudade de alguém que está distante...saudade de alguém que já se foi...saudade de alguma época ou situação já vivida...saudade até de algo que poderia ter sido ou de tudo que ainda não aconteceu...

Mais do que nunca, sentimos saudade de estarmos mais próximos das pessoas que amamos...de quando podíamos nos abraçar, nos beijar, nos aconchegar...sem medo de algo invisível aos nossos olhos, que teve o poder de mudar completamente nossas vidas...

Saudade é um sentimento que não se mede, que escorre pelos olhos quando não cabe no coração…

Apesar de trazer uma sensação de tristeza, também remete a algo bom, porque, se não fosse assim, não teríamos saudade...

Existem algumas frases lindas e verdadeiras sobre esse tema, como por exemplo:

“Nunca estamos longe quando estamos no coração de alguém…”

“A distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento…”

“A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração…”

“A distância não significa nada quando alguém significa tudo...”

Cada uma delas pode ser um auxílio nas horas em que estamos mais sentidos...a poesia é um espelho da alma, sendo uma forma bela de expressarmos nossos mais profundos sentimentos...e o amor é algo nobre, que nos guia e nos torna mais humanos...

Existem algumas especulações sobre a origem e o significado da palavra saudade…

Sobre a sua definição, “saudade” descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância, amor…

Em relação à sua origem, Vasconcellos afirmou em 1914 que estaria ligada a solidão, do latim “solitas”, e que teria incorporado elementos de “salvação”, “saúde”, “saudação”. Há também uma hipótese de que teria surgido do árabe, querendo acabar com a melancolia ou solidão que sentimos às vezes.

Uma curiosidade é que dizem que não existe uma tradução possível em outros idiomas, tornando-a uma palavra exclusiva do português, e como tal, não tem vocábulos equivalentes em outras línguas, impossibilitando uma correta tradução...entretanto, há controvérsias...afora todos os sinônimos de melancolia ou nostalgia, a procura de termos equivalentes ou apenas semelhantes tem agrupado vocábulos em outras línguas, como por exemplo no inglês: uma tradução clássica é “the joy of grief” (a alegria do sofrimento); a palavra mais próxima à saudade é “longing”, mas esta também pode conotar desejo; a palavra “yearning” possui o mesmo problema; logo, não há uma correspondência perfeita, reforçando o fato de que se trata de uma expressão própria da língua portuguesa.

No Brasil, inclusive, o Dia da Saudade é comemorado oficialmente em 30 de janeiro!!! Vocês sabiam disso?

Uma outra curiosidade é o uso da expressão "matar a saudade", que é usada para designar o desaparecimento, mesmo que temporário, desse sentimento. E há várias formas de se fazer isso: relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, entre outros…

Enfim, a saudade faz parte de nossa existência...e não há como ignorá-la…

O que temos que fazer é curtir cada momento de nossas vidas, admirar todos os caminhos que trilhamos, aproveitar ao máximo a convivência com as pessoas que amamos, bem como todas as oportunidades de dizermos a elas o quanto são amadas e especiais!!! Assim, teremos várias lembranças boas para recordar, dádivas para agradecer, infinitas realizações para sonhar...isso dá sentido à nossa vida...com isso, mesmo que às vezes pareça quase impossível superar uma saudade, teremos também saudade das coisas boas da vida, com a certeza de que fizemos o melhor que pudemos...e com a esperança de que ainda viveremos coisas maravilhosas!!!

Então, seja feliz agora!!! Sempre é o momento!!! Aproveite tudo de bom que a vida tem a oferecer!!! Ame intensamente!!! Demonstre seus sentimentos!!! Viva plenamente!!! Afinal, nunca saberemos quando o nosso trem irá partir...e quando as cortinas do palco se fecharem, ficarão apenas os sentimentos bons que deixamos, ou seja, o melhor de nós, que com certeza valerá a pena ser lembrado!!!

Com essa pandemia, observamos cada vez mais a fragilidade da vida...os sentimentos se intensificam e às vezes a saudade machuca muito...o que devemos tentar fazer é termos fé que tudo isso vai passar e tentarmos ser um meio de transmissão de boas notícias e energias positivas.

Apesar de afastados, podemos nos unir de diversas maneiras, principalmente no mundo tão tecnológico em que vivemos!!! Vamos juntar nossas forças e passar por mais essa luta!!! Juntos somos melhores!!! E a família e os amigos têm importante papel nessa caminhada!!!

Através da fé e do amor, conseguiremos vencer!!!

Se tiverem alguma sugestão sobre o assunto ou quiserem apenas conversar um pouco, serão muito bem vindos!!!

Fiquem com Deus e um excelente final de semana para todos!!!

Beijinhos...Wal :)


























163 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page