top of page

Prematuridade: o milagre do nascimento!!!

Olá, pessoal!!! Já estava com saudade de vocês!!! Espero que estejam bem!!!

Hoje vou falar sobre esse tema diferente e tão especial, que faz parte da minha vida!!!

Atualmente, o mês de novembro é considerado o mês da prematuridade, simbolizado pela cor roxa, que curiosamente é a cor que eu mais gosto, com data oficial de comemoração mundial no dia 17!!!

Em primeiro lugar, a prematuridade é quando um bebê nasce antes de completar as 37 semanas (9 meses) de gravidez, devido a diversos fatores. Assim, um bebê que ainda não estava totalmente “pronto para nascer” vem ao mundo, tendo que enfrentar vários desafios e lutar por sua própria vida.

Todos os anos, cerca de 15 milhões de bebês prematuros nascem no mundo. Isso representa mais de 10% do total de partos. No Brasil, são cerca de 340 mil partos prematuros por ano, o equivalente ao nascimento de 6 bebês antes da hora a cada 10 minutos. Com esses dados, vocês podem perceber que é muito mais comum do que possam imaginar!!!

Como é um acontecimento inesperado para uma mãe e para toda a sua família, todo carinho, amor e cuidado são necessários para a adaptação a essa nova realidade; e, mais ainda, para o adequado desenvolvimento do bebê...

A ciência está cada vez mais avançada em relação a esses cuidados, permitindo que essas crianças tenham maiores chances de sobreviver, sendo importante lembrar que o acompanhamento deve ser multidisciplinar, explorando todos os aspectos desse serzinho tão especial que veio ao mundo, e de toda a sua família...são desafios diários...eles precisam crescer, aprender a mamar, entre tantas outras coisas...

E como esse mundo é mágico e fascinante!!! Essas pessoinhas tão pequeninas são tão lindas e têm uma força tão grande, a despeito do seu tamanho...às vezes parecem tão frágeis, mas têm uma vontade incrível de vencer os obstáculos, de nos mostrar o verdadeiro valor da vida!!! São seres de luz, que iluminam tudo ao seu redor!!!

É simplesmente um universo à parte, onde eu me sinto muito realizada e feliz...é tão gratificante ver cada passo dessa caminhada...cada ganho que um bebê apresenta, mesmo que seja mínimo, torna o nosso dia ainda mais especial...mesmo estando cansada, após várias horas de plantão, a sensação de alegria por poder fazer parte dessas vidinhas é tão bom...participar de ao menos uma página da história desses pequenos guerreiros...me deixa muito encantada, com o coração transbordando de emoção!!! Ficar perto deles proporciona uma paz tão grande!!!

As dificuldades também são muito frequentes...a UTI Neonatal é um lugar onde se vivenciam histórias de superação diária. Não somente dos pequenos bebês, que lutam para se desenvolver e crescer dentro das incubadoras, mas também de pais, mães e familiares, que lidam com o medo e a ansiedade quase constante.

Por isso, o acompanhamento deve ser intenso, em todos os sentidos!!!

Existem, ainda, associações de familiares que têm bebês prematuros, permitindo que as histórias sejam compartilhadas, e que isso auxilie a jornada de cada família!!!

Mas as vitórias são maravilhosas, e fazem tudo valer a pena!!!

E eu só tenho a agradecer por fazer parte disso tudo!!! Por realizar o meu grande sonho de cuidar dessas pessoinhas que tornam o meu dia e a minha vida sempre tão especiais!!!

Também vale lembrar que a história de um bebê prematuro não termina na sua alta, pois a prematuridade não é algo que simplesmente desaparece; a história continua; e cada bebê e sua família têm o seu tempo para tudo, cada um com a sua história, cada um com a sua superação. E o acompanhamento desses bebês deve ser contínuo, sempre com o objetivo de otimizar a evolução de cada criança de maneira individualizada e humanizada!!!

Por hoje é só pessoal...espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho da vida desses pequenos guerreiros!!!

Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou comentário, todos serão muito bem-vindos!!!

Beijos!!! Até a próxima!!!




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page