top of page

Dia dos Pais: uma data de muito amor e carinho!!!

Boa tarde, pessoal!!! Tudo bem? Peço desculpas pela demora em escrever novamente...já estava com muita saudade de vocês!!! Espero que estejam todos bem!!!

Hoje eu não poderia deixar de falar sobre essa data tão importante: o Dia dos Pais!!!

Ele é celebrado em diversas regiões do mundo, porém em datas diferentes, sendo de grande prestígio em todos os lugares!!! Seu surgimento foi após o do Dia das Mães.

Falando um pouco sobre a origem dessa comemoração tão especial, o dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos, onde se comemorou pela primeira vez o Dia dos Pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, que era um veterano da Guerra Civil Americana; após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e seus outros cinco filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA. Em 1966, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial dessa comemoração, que também foi adotada em outros países ocidentais.


No Brasil, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor de jornal e rádio. Seu objetivo era tanto social quanto comercial. O publicitário preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: o com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até hoje. A África do Sul acompanha a tradição brasileira.


Ao redor do mundo, as comemorações são feitas em datas diferentes, conforme a história de cada país. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Argentina, Inglaterra e Peru acompanham a tradição dos Estados Unidos e celebram esse dia no terceiro domingo de junho. Canadá e Grécia também comemoram o Dia dos Pais em junho, mas nos dias 17 e 21, respectivamente. Já no Paraguai a data é celebrada no segundo domingo do mês de junho.

Já alguns outros países de tradição católica, como Portugal, Espanha, Itália, Bolívia e Honduras, comemoram essa data em 19 de março, em homenagem ao dia de São José, esposo de Maria.

A Rússia celebra essa data em 23 de fevereiro, pois é o dia reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.

Existe ainda uma tradição que diz que essa data se originou na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.

De qualquer forma, o “Dia dos Pais” é uma data comemorativa festejada em todo o mundo, com o intuito de homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores, e fortalecer os laços familiares.


E aproveitando essa data tão especial, eu gostaria de agradecer a Deus mais uma vez pelo pai maravilhoso que Ele me presenteou, além de agradecer por isso todos os dias da minha vida!!! É uma pessoa com um coração enorme; sempre esteve presente em todos os momentos bons e ruins, torcendo e compartilhando comigo cada vitória e até mesmo os momentos difíceis; nunca mediu esforços para nos proporcionar o melhor possível, nos colocando acima até mesmo de sua própria vida!!! Pai, eu te amo infinitamente, de uma forma que não dá para descrever com palavras!!! Nunca serei capaz de retribuir tudo que já fez e faz por mim!!! Que Deus te dê muita saúde e muitos anos de vida, para que possamos continuar trilhando juntos nossa caminhada da vida!!! Só sou o que sou porque tenho a melhor família que alguém poderia ter!!! Feliz Dia dos Pais!!!


Quero desejar um excelente Dia dos Pais para todos os papais do mundo, incluindo meu sogro, os papais da minha família, o papai da minha querida cunhada, os papais dos meus pequenos guerreiros; enfim a todos aqueles que têm o privilégio de cumprir essa função tão admirável!!!


Além disso, quero fazer uma homenagem aos papais que infelizmente não se encontram mais aqui entre nós...a saudade é grande, mas como diz aquela famosa frase: “aqueles que amamos não morrem, só partem antes de nós”.

Em especial, obrigada ao meu avô Alberto, ao meu avô Aníbal e ao meu padrinho Antônio por tudo!!! Muita saudade!!!

Fiquem com Deus!!! Beijinhos a todos!!! E até a próxima!!!

101 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page