O Natal: época mágica!!!

Olá pessoal!!! Nesse mês de dezembro resolvi dedicar minhas postagens sobre reflexões e paisagens ao Natal!!! Para mim é uma época mágica, em que renovamos nossas esperanças e voltamos ao nosso lado criança...sou simplesmente encantada com tudo que envolve o Natal...os enfeites, as músicas, os filmes...e principalmente o clima dessa época do ano...Então, hoje vou tentar contar um pouco da história do Natal...

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus, mas alguns historiadores afirmam que os cristãos começaram essa comemoração em um intervalo de tempo entre o século II d.C. (depois de Cristo) e o século IV d.C. Especula-se que a escolha do dia 25 de dezembro tenha sido parte de um mecanismo para conquistar mais fiéis para o cristianismo. Foi somente no século IV d.C. que esse dia foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, essa era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores para decorar as casas e outros ambientes, proporcionando um clima ainda mais especial neste período.

Acredita-se que esta tradição tenha começado em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. Além disso, é uma forma muito especial de reunir toda a família para a montagem das decorações, independentemente do tipo de religião.

O presépio também representa uma importante decoração natalina, mostrando o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas natalinas ajudam a compor o clima agradável nessa época tão linda e mágica.

Em relação ao Papai Noel, estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia no ano de 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Assim, foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após relatos de várias pessoas sobre milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. No Brasil, ganhou o nome de Papai Noel. Como curiosidade, seguem alguns nomes utilizados em outros países: Estados Unidos e México (Santa Claus); Portugal (Pai Natal); Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"); Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel); Chile (Viejito Pascuero); Dinamarca (Julemanden); França (Père Noël); Itália (Babbo Natale); Holanda (Kerstman, "Homem do Natal”); Inglaterra (Father Christmas); Suécia (Jultomte); Rússia (Ded Moroz).

Nos próximos posts vou acrescentando mais reflexões e curiosidades!!!

Gostaram de saber um pouquinho mais sobre a história do Natal?

Nesse ano, tive o privilégio de estar na casa da minha família para ajudar a montar a decoração natalina. Vou postar algumas fotos de como ficou...aí vocês me contam o que acharam!!!

Gostaria de saber também se vocês compartilham desse meu amor por essa época do ano...e se quiserem mandar fotos das decorações de vocês eu vou postando aqui!!! Lembrando que sugestões sobre os assuntos e comentários são muito bem vindos!!!

Um excelente final de semana a todos!!!

Beijos e até a próxima!!!







109 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo